Página principal
Sexta-feira , 18 de junho de 2021  
Efetuar Contato Página Principal
Lucratividade pela Inovação
12/12/2006 - 10:01
 

Lucratividade pela Inovação

Organizadores:

BARRIZZELLI, N.; SANTOS, R. C.

Editora Campus, 2. ed. 2006

Estamos vivendo um momento histórico na Tecnologia da Informação. Trata-se de um marco

em termos de evolução, a exemplo do que ocorreu com o surgimento do telefone, do fax, das

calculadoras, do computador pessoal, do sistema Windows e da Internet. Todas essas

ferramentas modificaram radicalmente – e sem possibilidade de retorno – o cotidiano das

pessoas e a maneira das empresas trabalharem. É o que começa a acontecer com as

tecnologias de conectividade, entre elas os Web Services.

A disseminação dos chamados Web Services irá provocar um impacto tão forte que, segundo

especialistas, tão cedo não se assistirá a fenômeno semelhante. Acreditar que todos nós,

produtores e consumidores de tecnologia, temos um papel a desempenhar nesse processo foi

o que nos levou a apoiar, desde o início, a realização deste livro.

Nossa intenção é que este compêndio de trabalhos sobre o tema da lucratividade por meio da

conectividade possa constituir a base de um amplo debate em torno da tecnologia de Web

Services. A proposta, aqui, é contribuir para que ela seja compreendida e colocada em prática

o mais rapidamente possível, em benefício de todos. A liderança será, sem dúvida, do primeiro

a se especializar ou a tirar proveito.

A linguagem deste livro é a dos negócios, não a da tecnologia, e é dirigido à alta gerência de

empresas, governo, universidades e produtoras de software. Foi escrito por renomados

especialistas brasileiros, a partir de suas experiências e de dados obtidos em pesquisas

realizadas no mercado nacional. As informações e as análises demonstraram a viabilidade do

retorno dos investimentos que visam a conectividade.

Os autores selecionaram como alvo para estudo as cadeias produtivas de cinco setores

econômicos – alimentício, automobilístico, eletroeletrônicos, saúde e têxtil. Também foram

analisados, sob o prisma de áreas de suporte a essas atividades, os setores financeiro, de

logística, energia, telecomunicações e Tecnologia da Informação. As pesquisas e os textos

foram conduzidos por 10 professores de sete das mais conceituadas universidades brasileiras,

de acordo com suas competências e experiências nos temas estudados.

O pressuposto básico deste trabalho é o reconhecimento à importância das relações entre as

empresas da mesma cadeia produtiva. Em outros países, iniciativas para eliminar desperdícios

e reduzir custos começaram a se desenvolver a partir da segunda metade dos anos 80, por

meio de ações colaborativas viabilizadas com o uso, nos diversos elos da cadeia, de recursos

de TI então recém-chegados ao mercado. Esses esforços pioneiros levaram a resultados

significativos – redução de custos, aumento da eficiência de todos os participantes e

diminuição de preços ao consumidor final.

No contexto brasileiro, parte do atraso nesse campo pode ser atribuída à reserva de mercado

da informática, que restringia o acesso a recursos de TI de fornecedores estrangeiros e foi

abolida em 1992. Com o passar do tempo, outro obstáculo, o dos preços altos, foi superado.

Atualmente, há ferramentas para conectividade com preços acessíveis a empresas de

quaisquer tamanhos.

Currículos dos autores, coordenadores e revisores

Coordenadores:

Nelson Barrizzelli

Mestre e Doutor, com especialização em Finanças e Marketing, pela Universidade de São

Paulo. Na área acadêmica, atua como professor Assistente da Faculdade de Economia e

Administração da USP e supervisor de projetos da Fundação Instituto de Administração,

entidade conveniada com a FEA-USP. Na área de consultoria é sócio-gerente da consultoria

AGC International-Profit Drivers, especializada em atividades ligadas à recuperação de

lucratividade e presta serviços para a ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e

Distribuidores de Produtos de Largo Consumo), a APAS (Associação Paulista de

Supermercados), entre outras associações e entidades de classe. Barrizzelli é Presidente do

Conselho de Administração da Maximiliano Gaidzinski-Eliane Revestimentos e integra os

Conselhos Administrativos de corporações e entidades como Santher – Fábrica de Papéis

Santa Therezinha, Teka - Indústrias Têxteis e Killing – Tintas e Adesivos e ADVB - Associação

dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. Nelson Barrizzelli atuou ainda como executivo

nas empresas Vendex do Brasil, Singer do Brasil, Ciba-Geigy Química, Dow Química, Cica e

Produtos Alimentícios Fleischmann e Royal).

Contato: barrizzelli@agcintl.com Telefone: (11) 3043-7705

é formado em Economia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e é

Rubens da Costa Santos

Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo e Ph.D. em Marketing

pela Universidade do Texas, Estados Unidos.

Atualmente está responsável pela coordenação do projeto de responsabilidade social SEKN

(Social Enterprise Knowledge Network) na Escola de Administração de Empresas da

Faculdade Getulio Vargas. Atua também como Professor Adjunto na área de marketing da

EAESP-FGV e como Professor Doutor da FEA/USP. Com uma experiência de 24 anos nas

áreas de Marketing, Comercial, Vendas, Varejo e Planejamento Empresarial, Costa Santos foi

coordenador do Núcleo de Pesquisas e Publicações FGV/EAESP; dos programas de pósgraduação

da FGV/EAESP; e vice-coordenador de Pós-Graduação Mestrado Profissional em

Administração de Empresas - MBA/GV. Atuou ainda na coordenação de projetos na Fundação

Instituto de Administração da USP, sendo um dos criadores do programa de MBA da

Universidade. Costa Santos esteve à frente de empresas como Susa, Singer, Heublein,

Novagência de Propaganda, Cia Construtora Brasileira de Estradas, Deca e Esso Brasileira de

Petróleo. É autor de livros, palestrante e integra a Comissão de Ética do CONAR - Conselho

Nacional de Auto-regulamentação Publicitária.

Contato: rcsantos@fgvsp.br Telefone: (11) 3281-7747

é graduado e Mestre em Administração pela Faculdade de

Autores:

Arthur Ridolfo Neto

de Empresas de São Paulo, Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV), sendo Mestre e Doutor

pela mesma Universidade. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Contabilidade,

Finanças e Controle da FGV-EAESP, com especialidades em Controladoria e Tesouraria de

Empresas, Análise de Investimentos, Controladoria e Tesouraria de Instituições Financeiras,

Fiscalização Tributária e Legislação Tributária. Arthur Ridolfo ainda coordena e ministra aulas

nos cursos de Contabilidade Aplicada ao Direito e Matemática Financeira Aplicada ao Direito.

Contato: aridolfo@fgvsp.br Telefone: (11) 3281-7966

é formado em Administração de Empresas pela Escola de Administração

Dario de Oliveira Lima Filho

Mestre e Doutor em Administração pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo-SP.

Atualmente é professor do curso de graduação em administração e do curso de mestrado em

agronegócios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, além de estar na chefia do

Departamento de Economia e Administração e na coordenação do MBA da UFMS. É

pesquisador do CNPq, coordenando grupo de pesquisa sobre Comportamento do Consumidor

de Alimentos. Dario Lima foi pró-reitor de planejamento da UFMS e presidente da Fundação

Cândido Rondon, instituição de estudos e pesquisas em administração e economia. Possui

diversos artigos publicados na área de estratégia, marketing e agronegócio e, atualmente, está

conduzindo pesquisa, com outros pesquisadores do ENITIAA, de Nantes, França, e de várias

universidades federais sobre Hábitos Alimentares dos Brasileiros.

Como consultor em estratégia e marketing realizou trabalhos em diversas corporações

brasileiras, entre as quais Embrapa, Manah Fertilizantes, Governo de Mato Grosso do Sul,

GVConsult/FGV-SP, Nutrisul Nutrição Animal, Ministério da Saúde, Todimo Construção &

Acabamento.

Contato: dolima@nin.ufms.br Telefone: (67) 3345.3564

é graduado em Administração pelo UniCEUB de Brasília-DF;

James Falk

Mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo; Doutor em Administração Pública

pela Universidade de Georgia, Estados Unidos e Pós-Doutorado em Administração de Serviços

de Saúde, pela Virginia Commonwealth University, em Richmond, Estados Unidos. James Falk

cursou ainda Filosofia na Our Lady of the Snows Scholasticate, afiliada a Universidade de

Washington e reconhecida pela UFPE. Atualmente é professor Titular na Faculdade Boa

Viagem (FBV) e orientador da área de Pós-Graduação da Universidade Federal de

Pernambuco.

James Falk foi um dos mentores da criação do PROPAD (Programa de Pós- Graduação em

Administração), ministrado pela UFPE. Recebeu o prêmio Leonard D. White, da American

Political Society, pela melhor dissertação de doutorado na área de administração pública.

Responsável por artigos publicados em diversos periódicos, James Falk escreveu os livros

"Gestão de Custos para Hospitais", pela Editora Atlas e "Importância da Identificação dos

Fatores de Risco na Luta contra o Câncer", pela Recife Gráfica e escreveu, ao lado de

Eleonora Carvalho, o capítulo

Contemporânea", sob a coordenação dos professores Marcelo Milano e Lúcia Barbosa.

Contato: thefalks@terra.com.br Telefone (81) 9172-4163

é graduado e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco;Qualidade de atendimento hospitalar no livro "Administração

Leonel Cezar Rodrigues

com Mestrado em Administração da Tecnologia pela Vanderbilt University (Tennessee, USA

entre 1984-86) e Doutoramento em Administração (concentração em Sistemas de Pesquisa e

Desenvolvimento de universidades) pela Vanderbilt University (Tennessee, USA, de 1986-90).

Possui experiência profissional em indústria de Tintas, Metalurgia e Fundição, e Têxtil. Foi

Diretor do Instituto de Pesquisa Tecnológicas da FURB (1979-84); Superintendente de

Pesquisa e Desenvolvimento da FURB (1990-94); e Diretor Superintendente do BLUSOFT –

Pólo de Software e Alta Tecnologia de Blumenau (1994-97). Implantou e coordenou o

Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGAd entre 1995-2002 da FURB.

Atualmente é professor no Mestrado em Administração da UNINOVE e Coordenador Geral do

Lato Sensu no IPT/FIPT. Possui vários artigos e três livros publicados, um dos quais em

espanhol e italiano.

Contato: leonelcz@ipt.br ou leonelcezar@terra.com.br Telefones: (11) 8401-2002 e (11) 3875-

3291

é formado pela Universidade Regional de Blumenau em Química,

Luiz Carlos Di Serio

Bauru; Mestre pela Marquette University, em Milwaukee, Estados Unidos e Ph.D. pela Escola

de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo. Atualmente é professor do

departamento de Administração da Produção e Operações e Consultor na Escola de

Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas. É autor dos livros

"Tecnologia de Grupo no Planejamento de um Sistema Produtivo", publicado pela Ícone

Editora, Gestão Empresarial(Cap.3)-RAE 40 anos, publicado pela Editora Atlas em 2001, além

de diversos artigos publicados em Anais de Congressos e revistas Especializadas na área de

Administração.

Contato: ldiserio@fgvsp.br Telefone (11) 3281-7776

é formado em Engenharia Mecânica pela Fundação Educacional de

Paulo Henrique Muller Prado

Administração e Marketing pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Doutor em

Administração e Marketing pela EAESP-Fundação Getulio Vargas. Atualmente é Professor

Adjunto de Marketing no Curso de Administração da UFPR. Muller Prado participa como

instrutor em diversos programas de treinamento realizados em corporações e atua na área de

Pós-graduação lato e stricto-senso da CEPPAD-UFPR, FAE, GVPec, entre outros. Na área de

consultoria, presta serviços em Planejamento de Marketing, Estudos de Mercado e Estratégias

de Relacionamento em corporações como Correios-Pr, Editel, Estação Convention Center,

Furukawa, HSBC, Itambé, Senac-Pr, Unimed-Pr, Docol; sendo ainda consultor para Análise de

Dados e Modelagem do IASC (Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor) e do ISSC (Índice

SANEPAR de Satisfação do Consumidor). Muller Prado é também autor e co-autor de mais de

55 artigos técnicos em Estratégia de Marketing, Estratégia de Relacionamento,

Comportamento do Consumidor, Modelos e Análise de Dados em Marketing, direcionados para

congressos nacionais e internacionais, revistas técnicas e livros.

Contato: pprado@axer.com.br Telefone: (41) 3342-6768

é Engenheiro Eletrônico pela Unicamp, Mestre em

Renato Marchetti

Economia, FAE-Curitiba; Mestre em Administração e Marketing pela EAESP- FGV e Doutor em

Ciências da Gestão pela Ecole des Hautes Etudes Commerciales, HEC, Paris. Possui diploma

de estudos aprofundados (DEA) em Estratégia e Gestão Comercial, da Universidade de Paris

IX, Dauphine, França. Atualmente é professor do programa de Mestrado em Administração da

Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e dos programas de pós-graduação em

administração do CDE-FAE e do CEPPAD-UFPR. É coordenador da equipe do Projeto de

Desenvolvimento do Indicador Nacional de Satisfação do Consumidor (IASC) do Setor Elétrico

– ANEEL e diretor da AXER, Estratégia e Estudos de Marketing. Renato Marchetti foi professor

titular do Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná;

coordenador do Mestrado em Administração da UFPR, tendo orientado 35 dissertações de

mestrado e participado de inúmeras bancas de doutoramento. Foi responsável pelos projetos

de treinamento em Marketing realizados pela Associação Brasileira de Distribuidores de

Energia Elétrica (ABRADEE). Renato Marchetti é autor e co-autor de mais de 50 artigos e

capítulos de livros sobre Estratégia de Marketing, Comportamento do Consumidor, Varejo,

modelos de avaliação da satisfação e Marketing Intercultural no Brasil e no exterior.

Contato: remarche@axer.com.br Telefone: (41) 3342-6768

é formado em Administração pela Faculdade Católica de Administração e

Renato Luiz Sproesser

Viçosa); Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela mesma Universidade; Doutor em

Engenharia de Sistemas Industriais pelo Instituto Nacional Politécnico, de Lorraine, França; e

possui MBA em Agronegócio pelo IGIAA/ESSEC, França. Atualmente é professor do

Departamento de Economia e Administração da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul,

onde esteve à frente, durante dois anos, da coordenação do Programa de Pós-graduação em

Agronegócios. Renato Sproesser também atua como professor visitante da Escola Nacional de

Engenheiros e Técnicos das Indústrias Agro-alimentares em Nantes, França. É autor dos livros

"Soja - Série Cadeias Produtivas"; "Couro Bovino - Série Cadeias Produtivas"; "Cadeia

produtiva da carne bovina de Mato Grosso do Sul";

alimentos

varejo de alimentos

differentiation in brazilian agribusiness

Contato: drls@nin.ufms.br Telefone: (67) 3345-3564

é Engenheiro de Alimentos pela UFV (Universidade Federal deGestão estratégica no comércio varejista deIn: "Gestão Agroindustrial"; Um modelo de produtividade para o varejo: o caso do, In: "Varejo Competitivo"; Quality labels for food products: an option for. In: "Competitive growth in the global environment".

Prefácio:

Jorge Mochdece Salles

SP, e MBA pela Coppe/UFRJ. Na Microsoft há 12 anos, atualmente trabalha nos Estados

Unidos como um dos diretores para a América Latina, nos cargos de CTO (Chief Technology

Officer) e Desenvolvimento de Mercado. Nestas áreas, é responsável pelo relacionamento com

Desenvolvedores e Arquitetos de Soluções, Empresas Produtoras de Soluções e de Serviços

de Informática, Desenvolvimento de Mercado para Novas Tecnologias, Educação Superior em

Informática, e Marketing de Plataformas de Desenvolvimento de Soluções. Também pela

Microsoft esteve 2 anos como presidente da subsidiaria da empresa na Venezuela e durante 6

anos ocupou diversas diretorias na subsidiária brasileira, incluindo-se a comercial e a de

desenvolvimento de mercado. Antes da Microsoft atuou como CIO por 5 anos no Banco de

Investimentos Garantia, 11 anos em diversos cargos e áreas de negócio do grupo Shell no

Brasil e 4 anos na Embraer, como analista de sistemas para a áreas de engenharia e

produção.

Jorge participa de vários comitês diretivos da Microsoft Corporation e é reconhecido

empreendedor, com vários projetos em seu currículo.

Contato: jorge_salles@hotmail.com ou Jorges@microsoft.com

, é engenheiro eletrotécnico pela Fac. Eng. de São José dos Campos,

Apêndice "A conectividade na prática":

Alexandre Pombo

Universidade Federal de São Paulo (USP). Alexandre Pombo atua há 15 anos no mercado de

tecnologia tendo ocupado diversas posições em Marketing e Vendas nas mais importantes

empresas do setor. Atualmente atua como Gerente de Estratégia de Mercado para a América

Latina.

Contato: alexrpombo@hotmail.com

é Engenheiro de Computação pela PUC-RJ, MBA de Estratégia pela pela

Edição:

Graça Sermoud

projetos editoriais customizados, além de publicações impressas e on-line. Graça Sermoud

atua também como palestrante, consultora e escritora sobre os temas Comunicação

Empresarial, Mídia e Tecnologia da Informação. A jornalista é a editora do livro Memórias do

Computador. Graça Sermoud é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de

Janeiro, pós-graduada em Marketing, pelo Instituto COPPEAD de Administração da

Universidade Federal do Rio de Janeiro e MBA em Gestão Empresarial e Inovação

Tecnológica pela Universidade de São Paulo. Antes de atuar na Conteúdo Editorial, Graça

Sermoud ocupou durante onze anos a Diretoria Editorial da IDG Computerworld do Brasil,

sendo responsável pelo lançamento do jornal Computerworld no mercado brasileiro. A

jornalista trabalhou na editoria de economia em jornais diários de grande circulação, integrou a

equipe que lançou a revista Micro Sistemas - primeira publicação sobre microinformática a

circular no mercado nacional – e atuou como sócia-diretora da empresa de comunicação

empresarial Publicare, atendendo empresas do setor de tecnologia.

é sócia-diretora da Conteúdo Editorial, editora especializada na produção de
 
Voltar Visualizar PDF
 
 
 
Desenvolvido por Gestão Ativa WebDesign
Copyright © 2005 - 2021. Todos os direitos reservados.