Página principal
Sexta-feira , 18 de junho de 2021  
Efetuar Contato Página Principal
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR JAPONÊS: O CASO DO SUPERMERCADO FRESSAY KOMAGATA.
20/12/2004 - 14:51
 

Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar as características do comportamento do consumidor japonês quando realiza suas compras de supermercado. A compreensão do comportamento desse segmento de consumidores exigiu dos pesquisadores o domínio da categoria cultura, além dos estudos clássicos sobre comportamento do consumidor. Foi realizado um estudo de caso de uma empresa supermercadista no Japão. Os procedimentos metodológicos incluíram: 1- uma ampla revisão bibliográfica; 2- entrevista com gerente do supermercado Fressay Komagata no Japão; 3- análise de relatórios empresariais; e, 4- observação no supermercado. Os dados coletados permitem confirmar os já existentes na literatura no sentido de demonstrar que os aspectos culturais influenciam no modo de compra do consumidor. Isso posto, reitera-se a importância de que as empresas que desejam atuar no mercado externo devem estar atentas às culturas locais para atender melhor os seus clientes.


Palavra-chave: hábito de consumo, supermercado japonês, cultura de consumo.
 
Voltar Visualizar PDF
 
 
 
Desenvolvido por Gestão Ativa WebDesign
Copyright © 2005 - 2021. Todos os direitos reservados.