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MARKETING ESTRATÉGICO NA INDÚSTRIA DE FAST FOOD: UM ESTUDO MULTICASOS EM CAMPO GRANDE-MS
19/12/2004 - 16:56
 
Resumo: Esta pesquisa fez uma análise comparativa do mix de marketing, segundo modelo dos 4 P’s, entre lojas da indústria de fast food na cidade de Campo Grande/MS, tendo, como referência, o McDonald’s. Os participantes da indústria foram divididos em três segmentos: independente, redes, e franquia. Os dados foram coletados a partir de entrevistas em profundidade com a gerência das lojas locais e de observação não disfarçada.Verificou-se que as empresas locais dos segmentos independentes e redes praticam atividades de marketing, embora, muitas vezes, o façam de maneira informal, não-planejada, não consciente, não-estruturada e não utilizem integralmente todas as possibilidades que o marketing lhes oferece para melhorar seu desempenho. Isto se deve a alterações no estilo de vida e no padrão de consumo das famílias, devido ao aumento do número de refeições realizadas fora de casa, à intensificação do trabalho feminino, a evolução das formas de distribuição dos alimentos e do marketing, entre outros. Assim, as empresas captaram alterações no ambiente e procuraram lançar produtos para atender os anseios dos diversos segmentos de mercado. Desta forma, foram criadas novas lojas direcionadas à refeição fora do lar ou destinadas a mercados independente e de franquia que incluem as redes de fast-food.

Palavras chave: Marketing, Estratrégia, Fast-food.
 
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