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COMUNICAÇÃO COM O CONSUMIDOR NO VAREJO DE ALIMENTOS: O CASO DOS SUPERMERCADOS
19/12/2003 - 14:44
 

Resumo: A crescente competitividade verificada no agronegócio do varejo de alimentos no Brasil, com a chegada de grupos estrangeiros e com o aumento da concentração econômica, vem forçando os supermercados a se preocuparem, ainda mais, com as variáveis que determinam o sucesso de uma empresa: preço, produto, localização e, em especial, a promoção. Este trabalho tem como objetivo identificar as principais ferramentas de comunicação utilizadas pelos pequenos, médios e grandes supermercados, bem como a freqüência de utilização de cada uma. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa exploratória com aplicação de questionário junto aos proprietários e executivos em uma amostra de 20 empresas. Os resultados mostram que há uma grande diferença na utilização de ferramentas quando se considera o porte da empresa. Com o surgimento das redes (associações), a prática da comunicação de marketing tem se intensificado.

Palavras-chave:  marketing promocional, supermercado, comunicação

 

 
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